O que é o RPG & Cultura?

O RPG & Cultura é um projeto criado por jovens da Zona Sul de São Paulo, com o objetivo principal de promover os Role Playing Games, em especial os RPGs de Mesa. Esta promoção pode se dar através de diversas ações, como Partidas de RPG, Oficinas de Capacitação de Narradores, Palestras, Eventos e Encontros.
A justificativa para nosso projeto se dá no entendimento de que o RPG contribui efetivamente para o desenvolvimento cultural e educativo, num aspecto lúdico, trabalhando características como trabalho em equipe, criatividade, raciocínio lógico, improviso, sociabilidade, oratória e diplomacia, gosto pela leitura e escrita, entre muitas outras. Não oferece as imposições naturais da educação formal, mesmo quando abordadas em jogos educativos. É a diversão proposta, e não a formação imposta.

O projeto começou em 2009, quando foi subsidiado pelo Programa VAI pela primeira vez. Foi executado com sucesso e teve seus objetivos alcançados. Em 2010, foi aceita a proposta de utilizar o RPG como ferramenta de contribuição para a ressocialização de adolescentes em cumprimento de Medidas Sócioeducativas em Meio Aberto, sendo executada com equivalente sucesso.
Em 2011 o projeto continuou com execução de oficinas em Núcleos de Medida Sócioeducativa e Abrigos. E em 2012 o projeto foi novamente subsidiado pelo Programa VAI, além do apoio do Programa Mais Educação e Programa Cultura Viva. Em 2013 o projeto teve apoio inicialmente da Ação Comunitária, atuando em Organizações Sociais, e se manteve com atividades voluntárias na escola e na Casa de Cultura Palhaço Carequinha, no Grajaú.
Atualmente o RPG & Cultura está inserido na rede de potenciais culturais da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário