Dados são utilizados para dar "aleatoriedade" ao jogo.
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Além, o RPG é – por excelência – cultural, uma vez que depende de conhecimentos histórico-culturais e da língua portuguesa para determinação dos enredos, roteiros e diálogos dos personagens, além de contribuir no desenvolvimento matemático para o cálculo das pontuações e características dos personagens envolvidos, artes cênicas para interpretação, da criatividade através da criação dos personagens envolvidos, entre muitos outros campos.
Em resumo, o RPG é uma contação de estória, com a participação dos ouvintes na construção narrativa. Mas o que o diferencia é o uso de dados e fichas de personagens, que o torna um jogo. |
Seguem abaixo alguns termos utilizados no RPG:
Campanha: É a história âncora do jogo. Uma campanha pode durar uma sessão, ou várias, ou até mesmo nunca acabar. O famoso desenho animado “Caverna do Dragão” é um exemplo de RPG que virou desenho animado e não teve seu final divulgado (pelo menos para a televisão). O tema também é definido no inicio da campanha e pode ser o mais variado (Filmes como Matrix, Narnia, Harry Potter, Senhor dos Anéis ou de Super Heróis; contextos históricos como O Cangaço Independente, Abolição da Escravatura, Guerra de Canudos entre muitos outros podem ser dados como exemplo de temas para uma campanha). As campanhas também são denominadas aventuras.
Sessão: É uma partida de RPG. Cada partida pode durar o necessário para se concluir uma sessão, e o numero de sessões também varia de acordo com a Campanha.
Sistema: O RPG sempre utiliza um sistema predefinido de regras, para convivência e ações dos personagens. Esse sistema pode se basear em dados, cartas, interpretação ao vivo (live actions), ou até mesmo virtualmente.
Mestre ou Narrador: É quem narrará a aventura, definirá o sistema de regras e interpretará os npc´s.
Jogador: São aqueles que participarão da aventura, interpretando seus devidos personagens.
Personagens: São os protagonistas da aventura. Geralmente é um grupo de comum acordo e iguais objetivos dentro da narrativa.
NPC: Abreviação de non player character, são personagens controlados pelo mestre, que implementam o jogo. Geralmente os antagonistas e coadjuvantes das narrativas.
Plots: São as histórias que acontecem paralelamente dentro da campanha, para que esta tenha mais detalhes e se torne mais atrativa.
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