NERD vs GEEK. Tem diferença?

Oi galera! Aqui é a Gimmo, e hoje a postagem não foi escrita por mim, mas sim por um integrante do Coletivo: Vitor Rodrá.



Bom, antes de tudo, acho que não é novidade pra ninguém como o mercado de games, jogos e relacionados tem crescido significativamente. Para vocês terem ideia, só haviam três pessoas na minha família que se interessavam pelo mundo nerd: eu e meus dois tios que na época já tinham seus 26, 27 anos... Hoje o que não falta lá em casa são filmes de super heróis.

Mas chegando agora no assunto em questão: com toda essa popularização e novas maneiras de conquistar público, o que houve com as chacotas ao termo "Nerd"? Rotular-se de "Geek" é menos ofensivo? Ou a palavra carrega o mesmo significado?

Leiam abaixo a reflexão que o Rodrá fez e que gostaríamos de compartilhar aqui com vocês:

"[...] Sei que é uma dúvida recorrente sobre classificações, resolvi fazer um "textinho" pra dar uma explanada sobre nomenclaturas (não sou dono da verdade nem da razão, mas estudo um pouco as coisas, rs). 
Hoje em dia o termo 'Nerd' deixou de ser pejorativo, indo mais certeiro em relação não só a culturas de computadores e afins, mas o saber bem algo, a fundo, estudar arduamente. São pessoas mais introspectivas, que são "geniosinhos" e se tornarão (possivelmente) gente que faz dinheiro no futuro (por descobrir coisas, por se empenhar muito, por estudar demasiadamente). 
Já o 'Geek' é mais um "entusiasta", ele gosta das coisas, se interessa muito principalmente por tecnologia, novidades relativas a gadgets (traduziram isso pra bugigangas - mas no Brasil essa palavra tem cunho pejorativo também), que seriam novidades tecnológicas no geral. São os que sabem fazer coisas, se interessam por praticidades e por cultura pop.  
Diria que o 'nerd' se interessa pelo funcionamento das coisas, enquanto o 'geek' pelos benefícios que aquela coisa oferece."

  • Nota pessoal¹: Eu para falar a verdade sempre fui chamada de nerd por gostar de ler e estudar, mas nunca liguei; sempre vi como um traço da minha personalidade e etc. Já a primeira vez que ouvi o termo "geek" foi há uns 2 anos, mas não a aderir. O Vitor materializou o que eu havia pensado e foi uma reflexão que me fez separar de fato as duas palavras, que são usadas tão próximas mas com sentindo ambíguo. 10 pontos pro Vitor!]


E vocês concordam com o que o ele pensa? Tem opinião diferente? Digam nos comentários. 
E aproveitem para compartilhar com o clã e ver como vocês se posicionam e se entendem nessa história de Nerd e Geek.

Beijão no core e se cuidem! 
Até a próxima e não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais:

Facebook: RPG&Cultura
Twitter: @CulturaRPG
Instagram: @rpgcultura 


Comentários