Quartas Mandalorianas: T02E04: "Chapter 12 - The Siege"


Gloriosas saudações! Sejam todos muito bem vindos de volta às nossas análises da segunda temporada de The Mandalorian, com um episódio que retorna ao familiar só para que as reviravoltas nos peguem de surpresa ainda mais!

Mas antes de entrar em detalhes, um resumo sem spoilers: Din, necessitando reparos na sua nave, retorna para Nevarro, e se reencontra com Greef Karga e Cara Dune. Mas enquanto sua nave é consertada, seus velhos amigos tem uma missão muito importante para ele.

SPOILERS A PARTIR DE AGORA!

Começamos o episódio com Din tentando fazer reparos na nave com ajuda do Bebê, mas como a comunicação deles ainda não é das melhores ele resolve ir até um lugar onde possa ter a nave consertada apropriadamente antes de ir para Corvus. Ele vai voltar para Nevarro.
Nós imediatamente cortamos para a sala da Forjadora, em Nevarro, onde um grupo de Aqualish está contando moedas, e se preparando para matar um bicho que parece um suricate para comer. Logo antes deles matarem o bicho, um barulho os interrompe e em seguida eles são todos mortos por Carasynthia Dune, que dá uma ração ao bicho e sai com as moedas, dizendo que tem que devolvê-las aos donos.
Após os títulos, vemos Din chegar em Nevarro, e, com muita dificuldade, pousar na entrada da cidade, onde ele é recebido por Cara e Greef Karga. Eles se cumprimentam calorosamente, e Greef chama dois engenheiros próximos para consertar a nave de Din. Um dos engenheiros olha suspeitosamente para Din antes deles entrarem na cidade.
Greef revela que se tornou Magistrado, o prefeito, da cidade, e Cara a Xerife. Din os parabeniza por terem trazido paz a Nevarro, e Cara pergunta o que houve com a nave. Din responde simplesmente que teve um encontro com a Nova República, e Greef declara que se o Império não conseguiu controlar a Orla Exterior, a Nova República deveria desistir de vez. Eles levam Din e o Bebê à cantina onde lutaram contra as forças de Gideon na última temporada, revelando que ela foi transformada numa escola. Greef diz que vai deixar o Bebê na escola enquanto eles falam de negócios, enfatizando que aonde eles, Din não vai querer levar o Bebê. eles saem, mas nós vemos o Bebê interagir com um menino na classe, pedindo o pacote de biscoitos que o menino está comendo. O menino nega, e então o Bebê usa A Força para puxar o pacote até ele, deixando o menino confuso.
Nossos heróis chegam ao escritório de Greef, onde Din se encontra com o Mythrol que ele capturou na primeira cena do primeiro episódio da primeira temporada. Aparentemente ele está pagando a dívida dele trabalhando como secretário para Greef. Greef e Cara então explicam a situação: Existe uma base imperial num cânion nas proximidades, e se eles destruirem a base, o planeta finalmente estaria livre da influência imperial, e iria prosperar de verdade. Din relutantemente concorda.
O Mythrol leva nossos heróis no speeder dele até a base, em troca de ter parte de sua dívida compensada, significando que ele teria que trabalhar menos tempo para Greef. Eles chegam à entrada e veem que ela foi parcialmente derretida pelo fluxo de lava natural de Nevarro. O Mythrol tenta consertar o console, mas Din resolve subir com sua Jetpack e abrir o elevador da outra ponta. Eles chegam ao hangar, no topo do cânion, e veem um Transporte de Tropas Imperial, que o Mythrol diz custar bastante no mercado negro, mas o grupo ignora e entra. Eles chegam ao centro de comando e Din localiza o escape de calor, que se for desligado, vai permitir que a lava de Nevarro destrua a base.
Eles avançam, e chegam ao escape, usando um cilindro de códigos adquirido de um oficial que eles mataram no centro de comando para entrar. Greef pede que o Mythrol desligar o reator, mas o Mythrol nega, dizendo que não tem corrimão, mas Greef ordena, e após alguns momentos ele consegue. O grupo foge, Greef notando que eles tem 10 minutos até a explosão.
O grupo é forçado a seguir um caminho diferente do que vieram após mais guarda aparecerem, se deparando com uma dupla de oficiais vestindo as mesmas roupas que o Doutor Pershing da última temporada. Após matarem os oficiais, o grupo nota que a sala onde estão contém diversos tubos com espécimes preservados. Espécimes que parecem humanóides extremamente deformados. Cara aponta que essa base é um laboratório e manda o Mythrol pegar mais informações no console. Din nota que não gosta dessa situação, e o Mythrol consegue ativar um holograma do próprio Doutor Pershing, que relata que os espécimes estão rejeitando o sangue do Bebê, e ele recomenda parar as experimentações até terem o Bebê de volta para coletar mais amostras. Ele pede desculpas e diz que não irá desapontar Gideon novamente. Din diz que deve ser uma gravação antiga, já que Gideon está morto, mas o Mythrol diz que a gravação é de três dias atrás.
Din aponta que se Gideon está vivo ele tem que pegar o Bebê e fugir antes que ele fique sabendo do ataque. Os outros concordam e dizem para Din ir na frente com sua jetpack, eles vão pegar a Speeder e se encontrar na cidade.
Din retorna ao escape de calor e voa para fora, indo rapidamente em direção à cidade. Enquanto isso os outros três chegam ao hangar, mas são emboscados por reforços. Sem alternativa, eles entram no transporte de tropas e se jogam do hangar, destruindo a speeder do Mythrol no pouso. Eles vão pelo cânion, mas são perseguidos por Scout Troopers em Motos Speeder. Um é morto por Greef na torre de blaster do transporte, outro é esmagado por Cara usando o transporte. O terceiro sobre no transporte e tenta jogar um detonador dentro, mas Greef explode o detonador na mão dele antes que ele consiga jogar. Eles comemoram, mas logo escutam o som característico de Caças TIE.
Greef consegue acertar um, mas ao cair, o TIE danifica a torre blaster. Eles saem do cânion e vão pela planície em direção à cidade, mas os outros TIEs continuam a se aproximar, até que tiros a destroem por trás. A Razor Crest aparece e persegue os dois TIEs remanescentes. Din fazendo manobras evasivas muito eficientes agora com sua nave reparada, e o Bebê colocando os braços pra cima como se estivesse numa montanha russa.
Din destrói as duas TIEs e o Bebê vomita os biscoitos que estava comendo. O comunicador toca e DIn atende, Greef o parabeniza pelas manobras e pergunta quanto lhe deve pela ajuda. Din responde que por causa dos reparos à Razor Crest eles estão quites. Greef pergunta se ele não pode pelo menos pagar uma bebida, mas Din explica que precisa fazer uma manutenção interna que precisa fazer, e tem que partir antes de Gideon descubra que ele estava aqui. Greef lhe dá boa sorte e Din parte.
Algum tempo depois, vemos que duas X-Wings da Nova República estão pousadas na entrada da cidade. No escritório de Greef, o piloto que falou com Din no episódio 3 dessa temporada faz perguntas à ele sobre a explosão da base imperial, e se a Razor Crest tem alguma coisa a ver com isso. Greef nega todos os pontos, mas diz que se ouvir algo relevante vai avisar, isso claro se a Nova República voltar a vir tão longe novamente. O piloto sai e encontra com Cara do lado de fora, que está alimentando o suricate de antes. O piloto a parabeniza pela limpeza do sistema, e diz que a Nova República poderia fazer bom uso dela. Cara responde que ela não é boa em trabalhar em equipe. O piloto então diz que tem algo acontecendo na Orla Exterior, os Mundos do Núcleo não acreditam, mas que esses incidentes não são isolados, e que eles só vão conseguir impedir essa situação de escalar com suporte local. Ele então diz que o registro diz que Cara é de Alderaan, e explica que serviu durante Alderaan. Ele então pergunta se Cara perdeu alguém, e Cara responde que perdeu todo mundo. O piloto da condolências, e coloca na mesa um brasão de Xerife da Nova República, e sai. Cara observa o brasão, e então vê o piloto partir.
Nós então cortamos para um Cruzador Leve Imperial, onde um oficial recebe uma transmissão do engenheiro suspeito do início do episódio, que diz que plantou o dispositivo, como foi pedido. A oficial diz que ele será recompensado na nova era e sai. Ela vai até uma sala, reportar para Moff Gideon. Ela informa que o rastreador foi instalado na Razor Crest, e Gideon pergunta se Din ainda tem o Bebê, e a oficial confirma. Gideon afirma que eles estarão prontos e a oficial sai. GIdeon sorri de leve, e então observa as paredes da sala, onde vêmos dezenas do que parecem ser uma mistura entre um Dróide de Batalha com um Death Trooper, e o episódio acaba.

OK, primeiro de tudo, essas coisas na parede são claramente Dark Troopers. Eles são originalmente do jogo Star Wars Dark Forces, que é o primeiro jogo da série Jedi Knight, uma série muito aclamada e bem vista, Jedi Knight 2: Jedi Outcast é visto como um dos top 4 jogos de Star Wars de todos os tempos, os outros sendo The Force Unleashed e Knights of The Old Republic, e Jedi Fallen Order. No jogo os Dark Troopers eram tidos como a próxima evolução dos Stormtroopers após a perda da primeira Estrela da Morte, o herói do jogo, Kyle Katarn, consegue impedir a produção em massa e mata o criador, General Rom Mohc. Gideon estar criando Dark Troopers agora, num momento similar, após uma grande perda do império, provavelmente tem uma motivação similar também, ter uma força mais forte e eficiente que Stormtroopers comuns, e até mais que os Death Troopers.
Mas esse plano não parece conectar diretamente com os espécimes que Pershing está fazendo. Porém, o criador da série, Jon Favreau, disse que a segunda temporada iria mostrar as origens da Primeira Ordem, e eu pergunto a vocês, quem nós já conhecemos, que é um clone, que consegue usar A Força, e também é deformado? O Líder Supremo Snoke. Minha teoria apresentada agora diante de vocês, é que Gideon está perpetuando um dos planos de contingência de Palpatine, e que é a pesquisa do Doutor Pershing que vai permitir a criação de Snoke. Mas se por enquanto todos os espécimes estão falhando, e o Bebê é a peça chave do experimento, o que isso significa para o futuro dele?
Bom, talvez essas respostas começem a serem respondidas no próximo episódio. Com sua nave consertada, Din não tem tempo a perder, vamos para Corvus encontrar Ahsoka e ver o que ela tem a dizer sobre tudo isso. Mal posso esperar!

Por favor, comentem o quê acharam, comentem dúvidas e curiosidades que queiram que eu fale sobre na análise do próximo episódio na semana que vem, e até lá que A Força esteja com vocês, e lembrem-se: Este é o caminho.

The Mandalorian é disponibilizado somente pela Disney+, que já está disponível no Brasil, por favor assistam com responsabilidade.

Comentários