Quartas Mandalorianas: T02E06: "Chapter 14 - The Tragedy"


Gloriosas saudações! Sejam todos muito bem vindos de volta às nossas análises da segunda temporada de The Mandalorian, com um episódio estimulante, mas muito, muito triste.

Mas antes, a sinopse sem spoilers: Din e Grogu chegam à Tython, e Grogu inicia o ritual mencionado por Ahsoka. Mas ao fazer isso fica vulnerável à um ataque Imperial, que Din não vai conseguir repelir sozinho.

SPOILERS A PARTIR DE AGORA!!!

Começamos o episódio na Razor Crest, Din incentivando Grogu a utilizar A Força mais, com o pedaço de Joystick. Din repete para Grogu a missão de entregá-lo para alguém de seu povo, e que quando um Jedi chegar, Grogu precisa ir com ele, mas Grogu está claramente triste em relação á isso. Eles logo chegam à Tython, e veem no topo de um morro uma estrutura com pilares circundando uma pedra lisa no meio. Din nota que eles não tem como pousar no topo, e diz que o resto do caminho vai ter que ser com as janelas abaixadas.
Nós então cortamos para os dois indo de jetpack até o topo do morro. Eles chegam na estrutura e Din coloca Grogu na pedra no centro. A princípio nada acontece, e Din não vê nada com seu scanner. Ele então percebe uma nave se aproximando, e nós reconhecemos a nave como a Slave 1, a nave do Boba Fett. Din se vira para Grogu, dizendo que eles tem que ir, mas Grogu está meditando cercado de energia, fluindo da pedra para cima ao redor dele. Din tenta entrar no pilar de Força, mas é empurrado para fora, ele então diz que vai tentar dar o máximo de tempo possível para Grogu.
Ele sai em direção à Slave 1 pousada, mas tiros o fazem se esconder. Um homem então diz que estava rastreado Din. Ele se aproxima, e Din o confronta, perguntando se ele é Jedi, ou se está atrás do Bebê. O homem, que nós reconhecemos como Boba Fett, interpretado por Temuera Morrison, se revela, dizendo estar aqui pela armadura. Din responde que sua armadura só será tirada de corpo morto, mas Boba diz que quer a armadura dele, que Din pegou com Cobb Vanth. Din questiona se Boba é Mandaloriano, mas Boba responde simplesmente que ele é um homem simples vivendo na galáxia como seu pai antes dele. Din insiste na pergunta, se Boba fez o juramento, mas Boba responde que não deve lealdade a ninguém. Din então afirma que o Beskar pertence aos Mandalorianos, que foi roubada durante o Expurgo. Boba, claramente irritado, diz que a armadura era do pai dele, e agora é dele. Din muda de assunto, perguntando porquê ele não deveria simplesmente atirar agora, e Boba responde que ele tem uma Sniper numa pedra próxima, que irá atirar antes do seu corpo cair no chão. Din tenta ameaçar, notando que o seu Beskar iria bloquear o tiro, mas Boba explica que a Sniper está mirando no Bebê, e então Fennec Shand se revela, lembrando à Din que ela nunca erra.
Com Grogu sobre ameaça, Din pede para todos abaixarem as armas, e Boba concorda. Fennec se aproxima e Din afirma que ela estava morta. Boba explica que ele e Fennec foram deixados para morrer em Tatooine, mas que o destino ás vezes intervém para salvar os desafortunados. Fennec então revela que seus orgãos internos tiveram que ser substituídos por partes mecânicas, dizendo que Boba foi o destino dela, e agora ela lhe deve. Boba diz querer sua armadura de volta, mas Din nega, afirmando que isso iria contra o Código. Boba afirma que seu pai, Jango, recebeu a armadura de Mandalorianos, e que em troca Boba irá garantir a segurança do Bebê, Fennec notando que o preço da recompensa subiu consideravelmente. Boba diz que a proposta é justa nas circunstâncias que estão, mas antes dele poder continuar, um transporte de tropas imperial se aproxima.
Din corre de volta à estrutura, mas suas tentativas de entrar no pilar de Força o nocauteiam. Enquanto isso, Boba e Fennec vão até o transporte, e então se inicia uma sequência de combate muito bem coreografada. Fennec mata diversos Stormtroopers, cada um com um tiro só, e faz uma rocha rolar morro abaixo para destruir um repetidor pesado. Enquanto isso Boba usa um Bastão Gadarffi, a arma do Povo da Areia, para matar Stormtroopers em combate corpo-a-corpo, chegando até a quebrar e amaçar a armadura dos Stormtroopers.
Com a primeira onda de soldados derrotada, Boba vai até a Razor Crest, e um outro transporte de tropas se aproxima. Din acorda, e vai até Fennec, utilizando sua armadura para protegê-la dos reforços imperiais. Mas logo quando eles começam a ser cercados um detonador cai no chão entre os Stormtroopers e explode, Boba descendo dos céus com sua armadura equipada. Ele sozinho derrota a maioria dos Stormtroopers remanescentes, enquanto o resto foge. Ele então mira seu míssil, explodindo um dos transportes, que cai e derruba o outro, mas ao ser parabenizado por Din ele diz que estava mirando no outro transporte.
Subitamente um disparo de Turbolaser desce da atmosfera direto na Razor Crest, desintegrando-a completamente. Boba usa seu Jetpack para voltar à Slave 1 enquanto Din usa seu scanner, vendo um Cruzador Leve Imperial na atmosfera. Ele e Fennec correm de volta à estrutura, onde Grogu havia dissipado o pilar de Força após Din descer para ajudar Fennec, causando um desmaio por causa do esforço do ritual. No Cruzador, Gideon pergunta se os Dark Troopers já foram acionados, a Oficial do outro episódio dizendo que estarão ativos momentaneamente.
Nós então vemos quatro Dark Troopers, dróides de batalha avançados, com armaduras pesadas, e capacetes que lembram os Death Troopers, mas com olhos vermelhos brilhantes, voando do Cruzados para a superfície. Eles pousam ao redor de Grogu, que desperta logo que um deles o pega, e o grupo voa novamente, com jatos nos pés. Din e Fennec chegam nesse momento também, e Fennec abre o comunicador para Boba, que já decolou com a Slave 1. Ele diz que vai recuperar Grogu, mas Din pede que ele não ataque, para que Grogu não se machuque. Boba diz que vai ver aonde eles estão indo. Eles sobem acima das nuvens e Boba vê o Cruzador, afirmando que o Império voltou. Fennec afirma que a Orla Exterior está sobre a jurisdição da Nova República, mas Boba afirma que a prova está diante de seus olhos. Boba dá a volta e começa a descer, enquanto o Cruzador entra no híperespaço.
Algum tempo depois, Din examina a cratera onde a Razor estava, e encontra o pedaço de joystick de Grogu, e também a lança de Beskar. Ele mostra para Boba e Fennec que só isso sobreviveu. Boba então liga um holograma na sua armadura, dizendo que sua linhagem estava codificada na armadura esse tempo todo. Ele aponta seu nome, Boba Fett, e o do seu pai, Jango Fett, Din notando que Jango Fett era um Foundling. Boba confirma, dizendo que Jango lutou nas Guerras Civis Mandalorianas. Din então afirma que a armadura pertence à Boba, e Boba agradece. Din então afirma que o acordo acabou, mas Boba insiste que como em troca da armadura ele prometeu proteger o Bebê eles irão trabalhar juntos até o Bebê ser retornado à Din.
Algum tempo depois, a Slave 1 chega a Nevarro, e nós cortamos para DIn no escritório do Greef Karga, conversando com a Xerife da Nova República, Cara Dune. Din a parabeniza por ser legitimizada, observando o brasão que ela recebeu alguns episódios atrás. Ele então pede para ela localizar no sistema prisional o atirador Mayfeld, da temporada passada. Cara o encontra, dizendo que ele está numa sentença de 50 anos nos Campos de Trabalho de Karthon. Ela pergunta o que Din quer com ele, e Din, com total honestidade, afirma que vai libertá-lo para que Mayfeld posso ajudá-lo a localizar o Cruzador do Moff Gideon. Cara então diz que agora ela tem regras que ela precisa seguir, mas Din então revela que Gideon está com Grogu, e o semblante dela muda imediatamente.
Antes de vermos a resposta de Cara, nós cortamos para o Cruzador de Gideon, que vai da ponte para as celas, e vê Grogu jogar dois Stormtroopers para as paredes. Um dos seus guardas mira sua arma, mas Gideon o impede. Grogu nocauteia os Stormtroopers na sua cela, mas então fica cansado, Gideon nota isso para ele, mas também o parabeniza por ter ficado mais forte. Ele então ativa o Darksaber, perguntando se Grogu já viu um no passado. Grogu tenta usar A Força para puxar o Darksaber para si, mas está muito fraco e Gideon simplesmente desliga e guarda o Darksaber, afirmando que ele não está pronto para brincar com um. Ele então manda o guarda nocautear Grogu com um tiro stun. Ele se vira para a oficial do outro episódio mandano ela enviar uma mensagem para o Doutor Pershing quando eles saírem do Híperespaço. Os Stormtroopers colocam algemas em Grogu e o episódio termina com ele dormindo no banco da cela.

AAAAAAAAHHHHHH NÃÃÃÃÃÃÃÃÃOOOOOOOO!!!!!!!! GROOOOOOOGUUUUUUUUUU!!!!! O nome do episódio não estava brincando, isso É uma tragédia! Ele está prisioneiro de Gideon, vai ter o sangue retirado de novo! É bom Pershing continuar sem força ele, se não Din vai matar ele dessa vez.
Boba voltou! Dessa vez de verdade! E foi ele que salvou Fennec! Mas porquê ele não se aproximou de Din ainda em Tatooine? E porquê ele não simplesmente disse que Jango era um Foundling desde o início? Irrelevante, o fato da nave principal da série agora ter sido destruída e substituída pela Slave 1, serve, pra mim, como uma ótima metáfora de um dos maiores problemas de Star Wars, em que as coisas novas são descartadas e substituídas por Fan Service, só porquê as novidades não foram aprovadas por uma parte extremamente vocal e tóxica da Fan Base. Sobre isso eu tenho dois comentários: Primeiro que Hater não é fã, e alguém que não tem um sequer comentário positivo sobre essa franquia não faz parte da Fan Base não importa quantas vezes ele repita que ama os filmes originais. E segundo que apesar de servir como uma excelente metáfora para essa situação, a situação nesse episódio da Razor Crest e Slave 1 faz sentido e é aceitável além dessa metáfora, apesar de quê eu ainda questiono porquê Boba não se aproximou de Din antes disso, já que estava atrás dele desde o primeiro episódio da temporada.
Mas e agora? No próximo episódio eles vão libertar Mayfeld, e talvez até já localizem o Cruzador de Gideon, mas E DEPOIS?! Gideon tem um exército de Dark Troopers, que podem ou não serem feitos pelo menos em parte com Beskar roubado, o que deixaria eles totalmente impérvios a blasters e sabres de luz. Um exército indestrutível, que nunca se cansa, obedecendo somente as ordens diretas de um homem. Estamos em desvantagem, uma séria desvantagem. Tomara que Grogu tenha conseguido se comunicar com alguém, porquê precisamos de uma ajuda séria por aqui.

Por favor, comentem o quê acharam, comentem dúvidas e curiosidades que queiram que eu fale sobre na análise do próximo episódio na semana que vem, e até lá que A Força esteja com vocês, e lembrem-se: Este é o caminho.

The Mandalorian é disponibilizado somente na Disney+, que já está disponível no Brasil, por favor assistam com responsabilidade.

Comentários