Quartas Mandalorianas: T02E07: "Chapter 15 - The Believer"


Gloriosas saudações! Sejam todos muito bem vindos de volta às nossas análises da segunda temporada de The Mandalorian, num episódio onde Din tem que fazer escolhas difíceis para completar seus objetivos.

Mas antes, a sinopse sem spoilers: Cara tira Mayfeld da cadeia, e ele e Din se infiltram numa base imperial para conseguir descobrir a localização da nave de Gideon.

SPOILERS A PARTIR DE AGORA!!!

Começamos nos Campos de Trabalho de Karthon, onde Mayfeld é chamado por um Guarda Dróide. O Dróide dá a custódia de Mayfeld para Cara, que se aproxima. Ela leva Mayfeld para a Slave 1, onde Mayfeld se assusta com Boba, cuja armadura está limpa e repintada, dizendo que achou que era outra pessoa. Din então desce da nave e Mayfeld pergunta se Din veio matá-lo. Cara diz que quebrou várias regras pra liberar Mayfeld, que questiona, Cara só responde que ele é Imperial. Mayfeld tenta se explicar dizendo que isso foi há muito tempo, mas Din interrompe dizendo que Mayfeld ainda tem conhecimento de protocolos Imperiais, e o grupo entra na nave.
Após os títulos, Din pede que Mayfeld lhes dê as coordenadas para a nave de Gideon, mas Mayfeld recusa, Cara então explica que Gideon está com o Bebê, e Mayfeld pergunta se ele vai ser libertado se ajudar, mas Cara diz que ele só vai ter uma vista melhor, e que ele não tem como barganhar. Mayfeld 
então explica que ele precisa acessar um sistema imperial interno. Ele diz que deve ter um terminal no planeta Morak.
Ao chegarem em órbita Fett mostra um scan do planeta, Mayfeld apontando a refinaria de rhydonium, um material extremamente volátil. Eles se aproximam, e veem que existem caravanas de transportes com rodas. O plano é roubar um e substituir os pilotos. Eles discutem quem vai substiuir o co-piloto junto com Mayfeld, que explica que as bases dos Resquícios Imperiais tem scans biológicos. Cara, Fennec, e Boba todos tem história com o império então não poderão ir, e Din não pode ir com a armadura dele. Ainda assim, ele se voluntaria.
Din, Cara e Mayfeld roubam um transporte, Din e Mayfeld colocando as armaduras de Stormtrooper. Din dá sua armadura para Cara levar de volta e eles começam a se mover. Eles passam por destroços de transportes destruídos pelo rhydonium, e também por um vilarejo pobre, que observa o transporte com rancor. Mayfeld então tenta conversar com Din, dizendo que todos tem linhas que eles só cruzam quando estão desesperados, mas que se você consegue dormir á noite então está melhor que a maioria.
Os transporte à frente deles no caminho então são subitamente atacados e explodem. Din e Mayfeld logo descobrem que foi o trabalho de piratas. Mayfeld continua a dirigir enquanto Din repele os atacantes, notando que eles tem detonadores térmicos para explodir a carga. Din repele o primeiro ataque com facilidade, mas uma segunda onda se aproxima, e ele leva alguns golpes no contra-ataque, quebrando parte da armadura de trooper. Eles se aproximam de uma ponte velha, e uma terceira onda se aproxima, mas eles são salvos no último momento por Caças TIE e um pelotão de Stormtroopers.
Eles chegam na base sendo recebidos pelas tropas e oficiais com saudações e aplausos. Mayfeld então localiza o terminal, mas quando ele vai para checar as coordenadas ele reconhece um oficial na cantina da base, Valin Hess que foi seu comandante quando ele era um soldado. Din pede que Mayfeld dê o datastick para ele, mas Mayfeld explica que o terminal vai precisar escanear o rosto do usuário. Din tira o datastick das mãos de Mayfeld, entra e interage com o terminal. Ele a princípio não remove o capacete, mas quando o scan falha ele retira, e o scan é completado e Din retira o datastick.
Valin, no entanto, se aproxima de Din, e questiona a designação dele. Din desconhecendo protocolos imperiais, não sabe responder. Mayfeld se aproxima, respondendo as perguntas de Valin, e dizendo que Din tem problemas de compreensão depois de um acidente de descompressão. Valin então questiona se eles foram os pilotos que entregaram a carga, e Mayfeld responde que sim. Valin então convida eles para uma bebida.
Do lado de fora Cara e Fennec se preparam para disparar nas armas antiaéreas em cima da base, para que Boba possa pegar os dois quando eles saírem. Do lado de dentro, Valin pergunta sobre o quê eles devem dar saúde, e Mayfeld sugere a Operação Cinzas. Mayfeld começa a revelar mais e mais do que houve em Burnin Konn, uma batalha que Valin comandou e acabou com a morte dos civis, e dos seus próprios homens, questionando se foi bom pras pessoas que morreram. Valin responde que os soldados são heróis, e que os inimigos ficaram para trás. Ele afirma que ninguém quer liberdade de verdade, elas querem ordem, e então dá saúde ao Império. Mayfeld prontamente atira direto no peito dele. Eles matam os outros soldados e oficiais na cantina, e Mayfeld da um capacete para Din, afirmando que ele fez o que precisava fazer, e que nunca viu o rosto dele. Din coloca o capacete, e eles fogem pela janela.
Do lado de fora, as meninas veem a confusão e começam a dar tiros de suporte, avisando à Boba que está na hora. Eles matam diversos troopers, e conseguem resgatar os dois. Mayfeld então pega o rifle de boba e dispara no rhydonium, explodindo completamente a base inteira, explicando para Din que todos eles precisam dormir à noite. Caças TIE então começam a perseguir a Slave 1, mas Boba usa uma carga sísmica, como no Ataque dos Clones, para destruí-los.
A Slave 1 pousa para pegar as meninas, Din, com sua armadura de volta, e Mayfeld indo em direção à elas. Fennec entra na nave, e Mayfeld se entrega para Cara levá-lo de volta. Cara parabeniza Mayfeld pela explosão da base, e ele responde que estava só tirando um peso do peito. Cara então se vira para Din e afirma que Mayfeld morreu na explosão. Mayfeld pergunta então se ele pode ir e Din acena que sim. Mayfeld agradece e sai. Cara pergunta se eles conseguiram as coordenadas e Din responde que sim, ela pergunta qual o próximo passo, mas nós não vemos a reposta.
Mayfeld então vê a Slave 1 partir e nós cortamos para Gideon, que recebe uma transmissão de Din. Din repete as palavras que Gideon falou na temporada passada quando apareceu pela primeira vez, que Gideon tem algo que ele quer, que Gideon não faz ideia do que ele tem, e que Grogu significa mais para Din do que Gideon pode imaginar. Gideon cria uma face de fúria contida, terminando o episódio.

ELE TIROU O CAPACETE NA FRENTE DAS PESSOAS! Agora vem a questão, como é que ele mesmo vê esse evento? Ele viu outros mandalorianos que tiram seu capacete sem problema, e até conheceu alguém que não é mandaloriano mas que de uma certa forma mantém um código de honra parecido, Cobb Vanth. Será que ele vai começar a se rebelar contra a Forjadora na próxima vez que eles se verem, ou ele vai aceitar alguma punição? Será que ele vai tirar o capacete na frente de Grogu antes do fim da temporada? Questões muito interessantes.
A Operação Cinzas, foram as ordens do Imperador de destruir muito do que sobrou do Império após sua morte, terminando com a Batalha de Jakku, que destruiu praticamente tudo do que sobrou da frota imperial, os sobreviventes se tornando os Resquícios Imperiais, enquanto alguns "escolhidos" foram para as Regiões Desconhecidas e eventualmente se tornaram a Primeira Ordem. Ela apareceu nos livros Marcas da Guerra, em alguns quadrinhos, e também no jogo Star Wars Battlefront 2.
Boba ter limpado e repintado sua armadura é legal, dá um look muito oficial pra ele agora. Acho que ele poderia estar um pouco mais brilhante, a pintura parece que tirou o brilho da armadura, mas talvez fosse só a iluminação desse episódio.
Nós não vimos Grogu em momento algum, isso me preocupa muito. Se pelo menos tivéssemos visto ele sendo drenado pelo Doutor Pershing seria alguma coisa, mas o desconhecido é sempre pior.
O título do episódio pode ser traduzido como "crente", mas não necessariamente no sentido religioso, é só alguém que acredita seriamente em alguma coisa. Neste episódios temos dois grandes crentes: O primeiro é, obviamente, Din que tem o seu código mandaloriano, e que ele intencionalmente quebra para conseguir completar a missão. E o segundo é Valin, que acredita totalmente na palavra do Império, ele serviu na Operação Cinzas como comandante, sacrificou tropas e civis, tudo acreditando que estava no fim fazendo algo de bom para a galáxia.

Por favor, comentem o quê acharam, comentem dúvidas e curiosidades que queiram que eu fale sobre na análise do próximo episódio na semana que vem, e até lá que A Força esteja com vocês, e lembrem-se: Este é o caminho.

The Mandalorian é disponibilizado somente na Disney+, que já está disponível no Brasil, por favor assistam com responsabilidade.

Comentários