Cacao


Saudações galera!
Vanilla Ice trazendo mais um jogo bem divertido para vocês conhecerem e aprenderem a jogar comigo, hoje vou falar do Cacao um boardgame criado por Phil Walking Harding e lançado em 2017 pela Devir no Brasil, ele traz as mecânicas de gestão de mão, colocação de peças e controle/influência de área. É um jogo para 2 a 4 jogadores no máximo. Este jogo também recebeu alguns prêmios e honras:

Em Cacao cada jogador é chefe de uma tribo que almeja fama e riqueza, cultivando e vendendo cacau. No fim da partida, o jogador com a maior quantia de ouro vence. Essa é a nossa mesa inicial de jogo.


Na regra diz que o jogador mais velho começa, então não jogue com elfos se não nunca começará!

Primeiro nós embaralhamos nossa pilha de recoletores e pegamos três peças, como podemos ver acima, em seguida o jogador inicial coloca sua primeira peça de recoletores e como na imagem abaixo ele pode ser colocado em qualquer uma dessas partes marcadas em vermelho. Supondo que essa peça seja colocada no local indicado pela seta, o jogador receberia dois cacaus e poderia vender um deles, pois há dois coletores adjacentes a peça de cacau e um coletor adjacente ao mercado. O número máximo de cacaus que um jogador pode armazenar é cinco como está no tabuleiro da tribo, ou seja, atingindo esse valor o jogador não recebe cacau adicional.

Há uma regra para colocar peças: Os lados de uma peça de recoletores não podem estar adjacentes a nenhuma outra peça de recoletores, da mesma forma com as peças de selva, também não podem ficar adjacentes a outra peça de selva. Desta maneira as peças de selva e recoletores ficam dispostas em forma de tabuleiro de xadrez. O jogador amarelo não pode então colocar sua peça nos locais marcados com um X.

 Suponhamos então que o jogador amarelo coloque sua peça neste local como na imagem abaixo, o mesmo jogador deve escolher uma peça de selva explorada e colocar no local marcado com X, seguindo assim a regra de colocar peças, haverá momentos em que deverão ser colocadas duas peças de selva. E sempre depois de colocar uma peça de selva uma nova é revelada. Neste momento também o jogador vermelho por ter um coletor adjacente à nova peça de selva também pode realizar a ação de vender um cacau.
Vamos falar então sobre algumas outras peças de selva, esta abaixo é a mina de ouro, quando colocada adjacente as peças de recoletores você deve coletar o número de moedas do banco conforme o número de coletores.












O Templo quanto maior o numero de coletores estiverem adjacentes, mais pontos isto renderá no final de jogo. Isso porque os pontos do tempo são contados apenas no final da partida quando todas as peças de recoletores acabarem. O jogador que tiver mais coletores recebe seis moedas de ouro e os que tiverem menos recebem três, em caso de empate do segundo lugar como na imagem abaixo as moedas são divididas, mas no caso do primeiro lugar empatar, o segundo lugar não recebe moedas de ouro. 

Nas peças de cenote, quanto maior o número de coletores adjacentes ao rio, mais você pode avançar no aguadeiro do tabuleiro da sua tribo. Todos começam no -10 e avançam no decorrer do jogo, se houver um coletor roxo adjacente a uma peça de cenote se avança ao -4, no fim do jogo se você ainda estiver no -4 na contagem das peças de ouro você deve retirar quatro peças de ouro da sua tribo e devolver ao banco, se você conseguir avançar até o 16 receberá mais 16 moedas de ouro do banco.


Nas zonas de culto solar, quanto você tem peça de recoletores adjacentes a ela, você coleta o marcador de sol conforme o número de coletores adjacentes e coloca no tabuleiro da sua tribo, o máximo de marcadores são três. Esses marcadores são importantes porque no decorrer do jogo as peças de selva irão acabar e você poderá gastar o seu marcador de sol para colocar uma peça de recoletores sobre uma das peças colocada num turno anterior. Como na imagem abaixo o jogador amarelo pode colocar a peça B sobre a peça A dessa forma ele irá coletar uma moeda de ouro e terá três coletores adjacentes ao templo ultrapassando assim o jogador vermelho que até o momento estava em primeiro, a peça de recoletores que fica por cima é a que passa a valer. No final do jogo se sobrarem marcadores de sol caso você não tenha usado todos, o jogador recebe uma peça de ouro para cada marcador de sol que não tenha usado. 
Os cacaus que restarem não atribuem ouro algum. 


Bom galera eu fico por aqui, se você quer jogar Cacao e outros jogos comigo, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das nossa ações!
Facebook: RPG&Cultura
Twitter: @CulturaRPG
Instagram: rpgcultura
Até a próxima.

Comentários