Saudações galera!
Vanilla Ice
trazendo mais um jogo bem divertido para vocês conhecerem e aprenderem a jogar
comigo, hoje vou falar do Cacao um boardgame criado por Phil Walking Harding e lançado
em 2017 pela Devir no Brasil, ele traz as mecânicas de gestão de mão, colocação
de peças e controle/influência de área. É um jogo para 2 a 4 jogadores no
máximo. Este jogo também recebeu alguns prêmios e honras:
Em Cacao cada jogador é chefe de uma tribo
que almeja fama e riqueza, cultivando e vendendo cacau. No fim da partida, o
jogador com a maior quantia de ouro vence. Essa é a nossa mesa inicial de jogo.
Na regra diz que o jogador mais velho
começa, então não jogue com elfos se não nunca começará!
Primeiro nós embaralhamos nossa pilha de
recoletores e pegamos três peças, como podemos ver acima, em seguida o jogador
inicial coloca sua primeira peça de recoletores e como na imagem abaixo ele
pode ser colocado em qualquer uma dessas partes marcadas em vermelho. Supondo
que essa peça seja colocada no local indicado pela seta, o jogador receberia
dois cacaus e poderia vender um deles, pois há dois coletores adjacentes a peça
de cacau e um coletor adjacente ao mercado. O número máximo de cacaus que um
jogador pode armazenar é cinco como está no tabuleiro da tribo, ou seja, atingindo
esse valor o jogador não recebe cacau adicional.
Há uma regra para colocar peças: Os lados de uma
peça de recoletores não podem estar adjacentes a nenhuma outra peça de
recoletores, da mesma forma com as peças de selva, também não podem ficar adjacentes
a outra peça de selva. Desta maneira as peças de selva e recoletores ficam
dispostas em forma de tabuleiro de xadrez. O jogador amarelo não pode então
colocar sua peça nos locais marcados com um X.
Vamos
falar então sobre algumas outras peças de selva, esta abaixo é a mina de ouro,
quando colocada adjacente as peças de recoletores você deve coletar o número de
moedas do banco conforme o número de coletores.
O Templo quanto maior o numero de
coletores estiverem adjacentes, mais pontos isto renderá no final de jogo. Isso
porque os pontos do tempo são contados apenas no final da partida quando todas
as peças de recoletores acabarem. O jogador que tiver mais coletores recebe seis
moedas de ouro e os que tiverem menos recebem três, em caso de empate do
segundo lugar como na imagem abaixo as moedas são divididas, mas no caso do
primeiro lugar empatar, o segundo lugar não recebe moedas de ouro.
Nas peças de cenote, quanto maior o número de coletores adjacentes ao
rio, mais você pode avançar no aguadeiro do tabuleiro da sua tribo. Todos
começam no -10 e avançam no decorrer do jogo, se houver um coletor roxo adjacente a uma peça de cenote se avança ao -4, no fim do jogo se você ainda
estiver no -4 na contagem das peças de ouro você deve retirar quatro peças de
ouro da sua tribo e devolver ao banco, se você conseguir avançar até o 16
receberá mais 16 moedas de ouro do banco.
Nas zonas de culto solar, quanto você tem peça de recoletores adjacentes
a ela, você coleta o marcador de sol conforme o número de coletores adjacentes
e coloca no tabuleiro da sua tribo, o máximo de marcadores são três. Esses
marcadores são importantes porque no decorrer do jogo as peças de selva irão
acabar e você poderá gastar o seu marcador de sol para colocar uma peça de
recoletores sobre uma das peças colocada num turno anterior. Como na imagem
abaixo o jogador amarelo pode colocar a peça B sobre a peça A dessa forma ele
irá coletar uma moeda de ouro e terá três coletores adjacentes ao templo
ultrapassando assim o jogador vermelho que até o momento estava em primeiro, a
peça de recoletores que fica por cima é a que passa a valer. No final do jogo se sobrarem marcadores de sol caso você não tenha usado todos, o jogador recebe uma peça de ouro para cada marcador de sol que não tenha usado.
Os cacaus que restarem não atribuem ouro algum.
Bom galera eu fico por aqui, se você quer jogar Cacao e outros jogos comigo, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das nossa ações!
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Até a próxima.
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