Quartas Mandalorianas: T02E05: "Chapter 13 - The Jedi"


Gloriosas saudações! Sejam todos muito bem vindos de volta às nossas análises da segunda temporada de The Mandalorian, com um episódio que trás uma personagem amada pelos fãs para o Live-Action, e revelações há muito esperadas à tona!

Mas antes, a sinopse sem spoilers: Din chega ao planeta Corvus, procurando a Jedi Ahsoka Tano, esperando completar sua missão. Mas, ao chegar, a Magistrada da cidade o contrata para matá-la, e ele precisa lidar com revelações há muito esperadas.

SPOILERS A PARTIR DE AGORA!!!

O episódio começa não com Din, mas no seu destino, o planeta Corvus, na cidade de Calodan. Um alarme soa na noite, e tropas se posicionam no portão, tiros são disparados na floretas, queimada e desolada, do lado de fora. O alvo dos tiros subitamente se revela, Ahsoka Tano, utilizando seus sabres de luz brancos. Ela se mexe entre a névoa e derrota todos os soldados. No portão o oficial de segurança e a Magistrada, que segura uma lança sólida de um metal liso, observam. Ahsoka novamente retorna para a névoa, mas a Magistrada a chama para fora, dizendo estar esperando por ela. Ahsoka então diz que a Magistrada sabe porquê ela veio, mas a Magistrada responde que não irá contar nada para ela. Ahsoka afirma que ela não terá escolha, mas a Magistrada pergunta quantas vidas a informação dela vale, dizendo que as pessoas irão sofrer por causa da Ahsoka, que responde que as pessoas já estão sofrendo. Ahsoka então diz que a Magistrada tem um dia para se render e sai.
No dia seguinte Din se aproxima do planeta, e o Bebê usa A Força para pegar o joystick que ele gosta para usar de brinquedo. Ao pousarem na floresta logo do lado de fora da cidade, Din vê o joystick e pega, dizendo que eles já conversaram sobre isso. Din diz que nunca lidou com Jedis antes, e que eles precisam de uma pista na cidade.
Ao chegarem no portão o oficial da cidade questiona sua aproximação, Din respondendo que quer só descansar. O oficial confirma que Din é um Caçados da Guilda, e então deixa ele entrar. Din tenta questionar alguns cidadãos mas guardas se aproximam, e dizem que a Magistrada está querendo conversar. Eles vão até a casa dela, e na frente do portão algumas pessoas estão presas em gaiolas elétricas, com uma dor quase constante.
Ao entrar, Din se depara com um jardin verde e limpo, diferente do resto da cidade, e do planeta. A Magistrada pede que ele se aproxime, e confirma que Din é Mandaloriano, dizendo ter uma proposta interessante. Din diz que o preço dele é alto, mas ela responde que esse alvo não tem preço. Ela diz que uma Jedi a ataca, e que ela quer que ele a mate. Din retruca que é uma tarefa difícil, mas ela diz que ele é perfeito para tal, notando que os Jedi são os inimigos anciões de Mandalore. Din repete que seu preço é alto, mas a Magistrada responde oferecendo para ele sua lança. Ao pegá-la, Din percebe que ela é feita de Beskar, a Magistrada afirmando ser puro, como a armadura de DIn. Ela diz que a lança será o pagamento, e Din então pergunta onde pode encontrar a Jedi.
Pouco tempo depois, DIn e o oficial de segurança saem pelo portão da cidade, e antes de partir, o oficial aponta para o Bebê, perguntando o que ele é. Din responde simplesmente que fica com ele por sorte, e o oficial afirma que não vai precisar. Din ignora e parte.
Algum tempo depois, Din chega às coordenadas e, após colocar o Bebê numa pedra próxima para poder investigar, é atacado. Ele tenta imobilizar Ahsoka, mas não consegue e num momento de pausa ele grita o nome dela, explicando que foi enviado por Bo-Katan, e que eles precisam conversar. Ahsoka então nota o Bebê e pergunta se ele é o assunto.
Naquela noite ela e o Bebê estão sentado olhando um para o outro, enquanto Din patrulha em volta, impaciente. Ahsoka pega o Bebê e levanta, indo em direção a Din. Ele pergunta se eles estavam conversando, e Ahsoka explica que ela e Grogu conseguem sentir os pensamentos um do outro. Din questiona, e Ahsoka explica que Grogu é o nome do Bebê. Ela explica que ele foi treinado por diversos mestres no Templo Jedi de Coruscant, mas que no fim das Guerras Clônicas alguém o escondeu para protegê-lo, e que depois disso a memória dele fica confusa. Ela afirma que ele estava perdido e sozinho, e diz que conheceu somente um outro ser como Grogu, um sábio Mestre Jedi chamado Yoda. Ela então pergunta se Grogu consegue usar A Força, explicando que Ela é para Din, que responde que Grogu tem poderes. Ele então diz que a missão dele era levá-lo para um Jedi, e Ahsoka diz que a Ordem Jedi caiu a muito tempo, Din respondendo que o Império também caiu, mas continua a caçá-lo. Ele afirma que Grogu precisa da ajuda dela, e Ahsoka responde irá testá-lo de manhã.
Na manhã seguinte, Ahsoka usa uma pedra pequena para testar as capacidades de Grogu, mas ele se demonstra temeroso, indisposto a usar seus poderes, que ele manteve em segredo para se proteger. Ahsoka encoraja que Din se conecte com ele, e Din usa o joystick, e o nome de Grogu, para encorajá-lo. Grogu usa A Força para puxar o joystick até ele, com muita rapidez, mas Ahsoka afirma que não pode treiná-lo. A conexão de Grogu com Din deixa ele vulnerável para o medo e a raiva, e Ahsoka afirma ter visto o que isso faz com os melhores Cavaleiros Jedi. Ela diz que não pode deixar Grogu ir por esse caminho, e diz que é melhor deixar as habilidades dele desaparecerem. Ela então diz que demorou demais e precisa ir para o vilarejo. Din então diz que foi contratado pela Magistrada para matar Ahsoka, só que não chegou a concordar. Ele pode ajudar Ahsoka no objetivo dela, mas em troca Ahsoka tem que garantir o treinamento de Grogu.
Algum tempo depois os três andam pela floresta enquanto Din lista as forças da Magistrada, afirmando que nem as espadas laser da Ahsoka podem lidar com todos. Ahsoka diz que ele não deve subestimar a Magistrada em si, e ele questiona quem ela é, explicando a oferta que ela fez. Ahsoka explica que a Magistrada se chama Morgan Elsbeth, uma sobrevivente das Guerras Clônicas, quando seu povo foi massacrado. Isso gerou uma raiva que ela usou para alimentar seu foco na indústria militar. Ela saqueou planetas, utilizando todos os recursos para construir naves para o Império. Din afirma que ela ainda está nesse rumo. Ahsoka pergunta se Din viu prisioneiros, e Din diz que sim. Ahsoka afirma que precisam salvá-los, e Din comenta: "Um Mandaloriano e uma Jedi? Eles nunca vão esperar por isso."
Mais tarde, Ahsoka se aproxima da cidade pela névoa, e salta, chegando acima do portão externo. Ela mata os guardas, mas não antes deles soarem o alarme, ela então destrói o alarme, fazendo ainda mais barulho. Os soldados aparecem e entram em posição na frente da casa da Magistrada que também aparece. Ahsoka fica em frente a eles, e joga a ombreira de Din no chão, afirmando que o Caçador de Recompensas falhou. Ela então pergunta a Morgan onde está o mestre dela. Morgan ordena que os soldados ataquem, e Ahsoka foge, os soldados entrando em perseguição. Morgan então ordena que os guardas que sobraram executem os prisioneiros e então vão de porta em porta e sai. Mas logo antes deles atirarem Din aparece e os mata. Um cidadão que Din havia tentado conversar antes se aproxima e ajuda Din a desligar as gaiolas.
Nós vemos Ahsoka matando os soldados, e então o oficial de segurança vê Din na rua e vê Ahsoka no muro. Ela entra na casa da Morgan e o oficial fica num impasse com Din. Ahsoka confronta Morgan e as duas lutam. Do lado de fora o oficial comenta os barulhos da batalha, questionando qual lado vai vencer. Após uma luta dura, Ahsoka desarma Morgan e coloca um sabre no seu pescoço. Ao ouvir a lança cair, o oficial afirma que Din ganhou e abaixa a arma, mas então puxa uma pistola para tentar atacar, mas Din é mais rápido e o mata. Ahsoka então pergunta a Morgan onde está o mestre dela, onde está o Grão Almirante Thrawn?
Mas ao invés de ouvir a resposta, nós cortamos para a manhã seguinte, os cidadãos comemorando a sua liberdade. Ahsoka entrega a lança de Beskar para Din afirmando que mesmo que ele não tenho feito o trabalho, a arma pertence a um Mandaloriano. Din então diz que Grogu está na nave e que ele irá buscá-lo. Nós vemos que o cidadão que ajudou Din com as gaiolas é o novo Magistrado, que convida Ahsoka para as celebrações.
Na nave, Grogu dorme profundamente, mas Din o desperta, falando que é hora de dizer adeus. Nós vemos ele arrumando a túnica de Grogu algum tempo depois, e ele começa a sair da nave, mas Ahsoka aparece, afirmando que Din é como um pai para Grogu. Ela afirma também que não pode treiná-lo. Din diz que ela prometeu e que ele fez a parte dele. Ahsoka diz que tem um alternativa. Din deve levar Grogu para o planeta Tython, aonde ele vai encontrar as ruínas de um templo que tem uma conexão forte com a Força. Ele deve colocar Grogu na Pedra de Visão no topo da montanha, e lá Grogu irá escolher o seu caminho. Se ele alcançar com A Força algum outro Jedi poderá sentí-lo e virá até ele, mesmo sem muitos Jedis ainda existirem.
Din agradece, e Ahsoka responde que A Força estará com ele. Din retorna para dentro da nave, e parte. Ahsoka então vai de volta à cidade, terminando o episódio.

O BEBÊ TEM UM NOME!!! E ele tem treinamento! Talvez tenha sido treinado até pelo próprio Yoda! A gente esperou uma temporada e meia pra finalmente ter essas informações, e como é bom tê-las. Vai ser realmente ótimo poder usar um nome ao invés de Bebê. É a mesma satisfação que eu tive quando descobrimos o nome do Din na temporada passada, eu praticamente não uso Mandaloriano ou Mando para me referir a ele mais.
E a Ahsoka! Uma personagem tão amada, com certeza sendo introduzida pela primeira vez para muitos que não queriam assistir os desenhos porquê eram de criança. E ela parece ainda estar procurando Thrawn...Mas será que ainda está procurando Ezra? A Sabine não está presente, então talvez esteja com Ezra em outro lugar, ou esteja procurando uma outra pista? Isso não fica claro, o que é conveniente para o que os produtores querem. Seja numa série Live-Action dela, ou numa série animada essa história precisa ser contada. Por favor, Jon Favreau, Dave Filoni! A gente nunca pediu nada!
Tython já foi mencionando no Canon antes, nos quadrinhos da Doutora Aphra, mas é um planeta famoso no Legends, sendo o real planeta de origem da Ordem Jedi, e da doutrina Sith. No caso eu digo doutrina porquê no Legends também há uma espécie chamada Sith, nativa de Korriban/Moraband, que acabou adotando a doutrina para si algum tempo depois de sua criação. Ela não tinha um nome na época por isso adotou o nome da espécie. A real origem Sith no Canon ainda não é clara, mas tudo indica que a espécie não existe, tem um nome diferente, ou uma importância muito menor. Sabemos que os Sith possuem uma linguagem própria no Canon, mas não sabemos se é similar à linguagem da espécie no Legends.
De qualquer forma, no Canon Tython ainda tem uma importância como um dos primeiros templos jedi, juntamente de Ach-to, o real local de origem Canônico, Jedha, Ossus e Coruscant. Será realmente incrível poder ver a versão Canon desse local, e vamos torcer para Grogu entrar em contato com alguém legal antes de Gideon chegar para sequestrá-lo, porquê é meio óbvio que isso vai acontecer, infelizmente.
Ah, e se alguém aí quiser ver como Tython é no Legends, eu recomento jogo MMO Star Wars: The Old Republic, as classes Jedi iniciam sua jornada em Tython, aprendendo dos mestres. O jogo todo é muito legal e eu recomendo fortemente, e eu com certeza irei utilizá-lo nas comparações com o Tython Canon no próximo episódio.

Por favor, comentem o quê acharam, comentem dúvidas e curiosidades que queiram que eu fale sobre na análise do próximo episódio na semana que vem, e até lá que A Força esteja com vocês, e lembrem-se: Este é o caminho.

The Mandalorian é disponibilizado somente na Disney+, que já está disponível no Brasil, por favor assistam com responsabilidade.

Comentários